Estamos trabalhando fortemente para o IPO da CSN Cimentos, diz Steinbruch
Segundo presidente da siderúrgica, ideia é fazer oferta e também um “eventual M&A”, de forma que a unidade se torne “um dos mais importantes players de cimento no país”
Fonte: valor globo

O presidente da CSN, Benjamin Steinbruch, afirmou nesta quinta-feira que a companhia está empenhada em realizar a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da CSN Cimentos. Segundo ele, a ideia é realizar a operação e também um “eventual M&A” [sigla em inglês para fusões e aquisições], de forma que a unidade se torne “um dos mais importantes players de cimento no país”.
Na véspera, o conselho de administração da CSN autorizou a diretoria a prosseguir com o IPO da CSN Cimentos, bem como a contratação dos assessores jurídicos e financeiros e elaboração de estudos relacionados.
Questionados sobre interesse nos negócios da LafargeHolcim colocados à venda no Brasil, os executivos não comentaram diretamente a oportunidade. “Estamos atentos a todas as oportunidades de consolidação”, disse Edvaldo Rabelo, diretor de negócios de cimento, avaliando que a consolidação do mercado nacional de cimentos é um movimento “natural”.
O diretor afirmou ainda que a companhia quer diversificar geograficamente a atuação da CSN Cimentos e está trabalhando em cinco projetos diferentes, sendo um deles “brownfield” [já existentes], de crescimento de capacidade produtiva, e quatro “greenfields” [novos].
A CSN entrou no mercado de cimento em 2009, impulsionada pela sinergia entre a atividade e seus outros negócios. A companhia tem instalações em Volta Redonda (RJ) e em Arcos (MG). É autossuficiente na produção de cimento, com capacidade instalada de 4,7 milhões de toneladas anuais.
Fonte: valor globo